quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Me perguntaram, despretensiosamente, o que eu pensava sobre a fé. Não consegui responder na hora, com se um nó me subisse a garganta e eu precisar encontrar forma para, de modo literal, cuspir aquilo. Comecei a pensar naquelas pessoas que vivem a vida, por mais dura que seja, sozinhos sem nem contar com ninguém (muitas vezes nunca tiveram ajuda de ninguém), continuam levantando todos os dias e vivendo a sua maneira. Também pude pensar nas pessoas que desistiram da vida e escolheram caminhos criminosos e injustos, porém, não deixam de comer e dormir pra suprir necessidades do corpo, digo, talvez isso seja fé no dia seguinte... precisam estar vivos pra isso. Avaliei, insegura, a vida de pobre (ou não) moradores de rua, como é que eles fazem pra conseguirem sorrir de quando em vez? Eu não sei se teria a mesma fé que eles. 
Um pobre velhinho, que esquecido naquele asilo de idosos, quando recebe o carinho de um ser completamente estranho agradece (mesmo que de forma estranha)... isso é ter fé que um dia ainda terá carinho novamente? 
Aquela mulher, que sofreu com um homem que não soube conter seus desejos, um dia ganha uma flor e então entrega seu coração... teria ela fé no amor? 
A palavra fé significa a firme opinião de que algo existe sem que se precise de provas. Sendo assim, acredito, que a fé seja algo extremamente particular, não se pode inclusive perguntar se uma pessoa tem fé ''de verdade'' ...ou se tem fé na coisa, ou não tem!
Acreditar que as coisas vão mudar ou, simplesmente, que as coisas sempre mudam é o ato mais sadio que conheço. 
Confesso que muitas vezes é difícil manter a fé acesa o tempo todo, há dias em que o simples mau humor impossibilita que vejamos as coisas com bons olhos, tudo bem, dessa vez passa. Assim prefiro pensar. 
Para todas as vezes em que sentir que a coisa desandou e sua fé está sendo testada, agarre-se aos santos que acredita, ao pé de coelho, ao trevo, ao guia, ao amuleto que desejar e lhe trouxer novamente aquela pontinha de esperança. E que essa pontinha termine logo a ser uma colcha inteirinha começada pela pontinha.

Não se culpe pelo dia que faltar fé, preocupe-se quando não houver mais bom ânimo de procurá-la, pois acredite, ela está guardada em você em algum cantinho. 
Atrevo-me a dizer até, que o mais cético dos seres tem fé em alguma coisa, mesmo que seja simplesmente no ar que respira. Ele precisa ter fé que segundos adiante ainda terá o ar pra respirar. É ter fé na vida.

Depois de muito, muito pensar, pude responder então sem pestanejar que a fé para mim é simplesmente a força que me move. Eu invisto, eu tento, eu me atento, eu ACREDITO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário